Olá!!!

Recebemos mensagens todos os dias, seja por e-mail, face ou insta, de clientes com dúvidas de como conservar e limpar nossas semijóias. Se você também tem essa dúvida, o post de hoje foi feito para você. Vamos lá?

 

Em primeiro lugar, a peça tem que ser tratada com muito carinho e amor, pois só assim ela durará mais tempo, mas se mesmo assim ela ficar suja ou com um aspecto feio, mesmo em estado crítico, não se preocupe, vamos te ajudar.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Uma escova de dentes usada com cerda macia;
  • Uma flanela ou pano macio;
  • Sabonete líquido neutro;

Passe um pouco de sabonete líquido na mão, molhe a peça danificada, passe o sabonete líquido em toda a peça e com a escova de dentes, escove em toda a área da peça, principalmente nas áreas danificadas e depois enxague. Você observará que logo nessa primeira limpeza, a peça retoma o brilho de outrora. Coloque a peça na flanela ou no pano e deixe descansar.

Use um secador em temperatura média para secar as peças.

Não tem os materiais acima para realizar o procedimento? Sem problemas, vamos te dar uma alternativa:

  • Uma esponja ou cotonete
  • Creme dental

Na parte mais áspera da esponja ou na ponta do cotonete, coloque um pouco creme dental e esfregue na parte  escurecida da peça. Lave bem em água corrente e utilize uma flanela limpa para secar. Veja o resultado surpreendente.

Outra forma de limpar é utilizando um batom velho.

Pegue o cotonete e passe no batom, aplique em toda a peça e limpe com a flanela limpa.

Mas a melhor dica deixamos para o final. Segue abaixo, os materiais para limpeza da semijóia:

  • Água;
  • Vinagre;
  • Bicarbonato;
  • Detergente.

Faça uma mistura da seguinte forma:

Coloque em um recipiente 1 litro de água morna e insira duas colheres de detergente, 2 colheres de vinagre e 2 colheres de bicarbonato. Misture tudo e coloque suas peças dentro do recipiente. Use uma escova para limpar as peças. Basta apenas secar e pronto!

Algumas dicas para conservação da semijóias:

  • Evite aplicar perfume enquanto estiver utilizando a semijóia, principalmente o brinco. Deixe para colocar a peça sempre depois que já estiver aplicado o perfume.
  • Não deixe em hipótese nenhuma as peças em ambiente molhado ou úmido, como banheiro por exemplo. O vapor e a água tende a deixar a peça mais escura e com aspecto de velho, o que vai desgastá-la mais rápido.
  • Não tome banho com as peças. Conforme falado na dica anterior, a água e o vapor vão desgastar o material, deixando-o escurecido.
  • Não guarde em ambiente fechado e úmido.
  • Se você gosta de organização e quer que suas peças durem mais, uma excelente dica é você utilizar saquinhos plásticos (estilo zip lock), com sílica gel, de preferência aquelas de tampa de remédio. Insira a peça na saco plástico com a sílica e guarde em gavetas de forma organizada.

Se você possui peças em prata a dica é colocar, em uma vasilha, papel alumínio, bicarbonato de sódio e água fervente e deixar a peça encoberta por 30 minutos.

 

Existem ainda outras formas incomuns de limpeza:  com ketchup ou cerveja! Não acredita? Veja abaixo:

  • LIMPAR COM KETCHUP - Coloque a peça em um Ketchup e depois de 15 minutos limpar com água e detergente.
  • LIMPAR COM CERVEJA – A cerveja possuí um gás e esse gás reage com a sujeira da peça e retira essa sujeira da semijóia. Mergulhe as peças em um copo de cerveja e deixe por 15 minutos e depois lave com água e esfregue com uma escova de dentes.

 

Viu a quantidade de formas de conservar e limpar suas amadas semijóias? Então que tal começar agora mesmo a cuidar de suas peças e ficar maravilhosa pra sempre? São dicas extremamente simples e eficazes que fazem toda a diferença para sua peça durar mais. Nós da Allegretto Semijóias preocupamos com o seu bem estar e das suas peças também. Se tiver qualquer dúvida em relação aos nosso produtos, pode enviar um email para contato@allegrettosemijoias.com.br que teremos o maior prazer em ajudar. Conheça nossos produtos em www.allegrettosemijoias.com.br e fique por dentro de todas as novidades!

Fique linda e até a próxima!