Oi linda!

O post de hoje é uma dúvida que vem gerando discussões há séculos: qual a diferença entre Bijuterias e Semijóias? Bem, hoje vamos destrinchar esse assunto e sanar qualquer tipo de dúvida que você tenha. Está curiosa em saber? Então vamos lá!

Para começar, vamos entender o que é jóia. Jóia é a peça na qual o material é feito com 100% de metais nobres e pedras preciosas, ou seja, materiais de extrema durabilidade e qualidade, como o ouro maciço, prata, titânio, aço, platina. Todo o metal que você pode dar polimento para tirar riscos é considerado metal nobre, que é uma característica das jóias.

No mercado de beleza é chamado de semijóia todo produto folheado à ouro e que possui garantia, por isso é interessante saber essa diferença antes de comprar uma peça e saber exatamente as suas características.

A palavra semijóia caiu no senso comum do mercado, por isso é mais utilizada para venda, porém o nome correto para esse tipo de peça é folheado.

A diferença de qualidade entre as semijóias/folheados é a quantidade de ouro depositada na peça.

Essas peças podem ser banhadas ou folheadas a ouro, ouro rosé, ródio branco ou escuro, e também a prata. Todas as peças são consideradas folheadas e semijóias. Esse banho ou folheado faz a peça durar mais, pois o ouro é mais rígido do que outros materiais.

Existe ainda a diferença entre as semijóias folheadas e as banhadas, e o que difere é o processo de fabricação. Por exemplo, as semijóias folheadas são prensadas no material no processo de fabricação e são aderidas à ele. Esse processo só é possível em superfícies retas ou planas, não sendo possível a adesão da camada folheada à camada bruta sem ser nesse tipo de superfície, pois a adesão da camada folheada à camada bruta depende desse tipo de superfície. Portanto, esse processo foi transferido ao banho. Hoje, 95% do processo de fabricação é feito a partir do banho e não mais a folheação.

As peças são mergulhados no produto a ser aderido e são banhadas nos materiais químicos. O tempo em que elas ficam imersas nesse banho determina a qualidade de sua peça.

As semijóias são feitas com metal comum antialérgicos, folheadas com várias camadas de metais nobres (prata ou ouro) o que torna a peça mais acessível. As semijóias folheadas recebem várias camadas e garantem um acabamento superior. São acompanhadas, na maioria das vezes,  também de pedras semi-preciosas ou outros materiais sintéticos, com acabamentos finos e maior durabilidade.

Bijuterias ou Bijux, são produtos de qualidade inferior à semijóias e que não possuem garantia, por ser um produto mais frágil. Têm uma durabilidade menor e forte tendência à oxidação, já que não possuem uma camada de metal nobre. As bijuterias têm um banho de níquel que, com o passar do tempo, deixa a peça acinzentada. É a peça mais popular, utilizando matérias baratas como latão, plástico e níquel, este último conhecido por  causar alergia. Geralmente é produzida na China e é considerada uma imitação da jóia.

Na Allegretto Semijioas trabalhamos com bijuterias finas, que recebem diversos banhos para dar mais durabilidade à peça.

Os acessórios fazem toda diferença no visual e beleza da mulher, por isso, na hora de comprar, é importante levar em conta a qualidade das peças.

E aí, tiramos suas dúvidas? Agora você já sabe exatamente quais são as diferenças entre jóias, semijóias e bijuterias. Na AllegrettoSemijóias nós trabalhamos com as semijóias e bijuterias finas. Todas elas passam por uma delicada fiscalização nos seus banhos e trabalhamos com os melhores materiais, tudo para te deixar linda e sem riscos à saúde. Temos garantia em nossas peças e estamos aqui para criar produtos feitos exclusivamente para você, por isso sua opinião é extremamente importante para nós.

Se tiver qualquer dúvida em relação aos nosso produtos e processo de fabricação, além de materiais utilizados em nossas peças e banhos  pode enviar um email para contato@allegrettosemijoias.com.br que teremos o maior prazer em ajudar. Conheça nossos produtos em www.allegrettosemijoias.com.br e fique por dentro de todas as novidades!

Fique linda e até a próxima!